FAQ MATRÍCULA 2009/01

Para ir diretamente à documentação da Encomenda de Matrícula, clique AQUI

Para ir diretamente à documentação dos Ajustes, clique AQUI

 

Como funciona a matrícula pela Internet?

Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?

O que é Encomenda de Matrícula?

O que é Ajuste da Encomenda?

O que é Ajuste de Matrícula?

O que é Ordenamento?

Como é garantido o Ordenamento?

O que é matrícula extracurricular?

Podem os pedidos de matrícula em disciplinas extracurriculares ser feitos pela Internet?

Como é a matrícula dos Calouros?

Podem os Calouros solicitar matrícula extracurricular via Internet?

Como podem ser feitos pedidos de autorizações especiais (Quebra de Pré-requisito, Colisão de Horário e Adaptação Curricular)?

Como é a matrícula daqueles que já são alunos de graduação, mas, através da aprovação no Vestibular, trocarão de curso?

Pode o aluno "provável formando" que foi reprovado realizar matrícula pela Internet?

Podem os alunos em situação de Recusa ou de Jubilamento realizar a matrícula pela Internet?

O que fazer para realizar a matrícula pela Internet, se o aluno não tiver computador em casa?

Como e quando o aluno pode obter seu Comprovante de Matrícula?

O que é "trancar" o curso?

Como "trancar" o curso?

Como fazer para ter direito a uma conta de e-mail @ufrgs?

Onde se encontra mais documentação a respeito da matrícula?

Como resolver problemas com o sistema de matrícula e a senha?

Como obter informações adicionais sobre a matrícula?

FAQ ENCOMENDA DE MATRÍCULA

O que é Encomenda de Matrícula?

Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?

Como realizar a Encomenda de Matrícula?

O que diferencia o período de Encomenda dos de Ajuste?

Quem pode realizar a Encomenda de Matrícula?

Pode o aluno não participar da fase de Encomenda de Matrícula, indo diretamente às fases de Ajuste?

O que é um bloco na fase de Encomenda de Matrícula?

Quantos blocos podem ser solicitados na Encomenda de Matrícula?

O que faz o sistema em relação à colisão de horários entre as diciplinas solicitadas na Encomenda de Matrícula?

O que é importante na elaboração do bloco de matrícula?

Pode o aluno solicitar vaga para turmas no mesmo horário de uma mesma disciplina?

Pode o aluno encomendar disciplinas/turmas sem horário definido?

Como são avaliadas as Encomendas de Matrícula?

Podem os pedidos de Encomenda de Matrícula ser modificados após seu encaminhamento?

Como pode ser obtido o comprovante de solicitação?

Como e quando o aluno fica sabendo do resultado de sua Encomenda?

Pode o aluno modificar o resultado de sua Encomenda de Matrícula?

FAQ AJUSTE DA ENCOMENDA E AJUSTE DE MATRÍCULA

O que muda da Encomenda de Matrícula para os Ajustes?

O que é Ajuste da Encomenda?

O que é Ajuste de Matrícula?

O que diferencia esses dois Ajustes?

Qual é o endereço e o caminho para realizar os Ajustes?

Como realizar os Ajustes?

Como funciona a ferramenta "Restrições de Atendimento"?

Como o sistema trata a colisão de horário nos períodos de Ajuste?

Como pode o aluno trocar de turma, quando a matrícula já está efetivada?

O que fazer, se o aluno não puder cursar uma disciplina na qual está matriculado?

Como são avaliados os pedidos realizados nos períodos de Ajuste?

Podem os pedidos ser modificados após seu encaminhamento?

Como pode ser obtido o comprovante de solicitação?

Como e quando o aluno fica sabendo dos resultados?

Como funciona a matrícula pela Internet?

Na realidade, o aluno não se matricula de imediato pela Internet. Ele acessa o sistema em um período definido e faz a sua Encomenda de Matrícula. Posteriormente, as encomendas são analisadas pelo sistema, que, seguindo as regras do Ordenamento e usando um conjunto pré-estabelecido de critérios, distribui as vagas e divulga os resultados. Alterações nestas matrículas poderão ser feitas nas fases de matrícula posteriores: Ajuste da Encomenda e Ajuste de Matrícula .

Para acessar a documentação específica da fase de Encomenda de Matrícula, clique AQUI.

Para acessar a documentação específica das fases de Ajuste, clique AQUI.

 

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Qual é o endereço e o caminho para realizar a matrícula?

Primeiramente, deve-se acessar o site da UFRGS: www.ufrgs.br, clicando no link ALUNO. Depois de informar o usuário e a senha, o seguinte caminho deve ser seguido:

ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. A partir de então, basta utilizar os menus. Confira a seqüência de tela abaixo.

 

SITE DA UFRGS

EFETUANDO LOGIN

PORTAL DE SERVIÇOS - ALUNO

ENCOMENDA DE MATRÍCULA - AJUSTE DA ENCOMENDA - AJUSTE DE MATRÍCULA

 

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O que é Encomenda de Matrícula?

A Encomenda de Matrícula corresponde à primeira fase da matrícula pela Internet. Nesse período, o aluno, a partir das suas possibilidade de matrícula e das disciplinas/turma oferecidas, realiza o pedido inicial de matrícula.

Período: da 00h de 11/02 às 18h de 16/02.
Resultado: a partir da 00h de 17/02.

Para acessar a documentação específica da fase de Encomenda de Matrícula, clique AQUI.

 

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O que é Ajuste da Encomenda?

O Ajuste da Encomenda corresponde, também, à primeira fase da matrícula pela Internet. Nesse período, a partir do resultado da Encomenda de Matrícula, o aluno pode fazer inclusões de disciplinas/turmas, bem como exclusões de disciplinas/turmas com as quais foi contemplado anteriormente.

Período: da 00h de 17/02 às 18h de 18/02.
Resultado : a partir da 00h de 27/02.

Para acessar a documentação específica das fases de Ajuste, clique AQUI.

 

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O que é Ajuste de Matrícula?

O Ajuste de Matrícula corresponde à segunda fase da matrícula pela Internet. Nesse período, a partir do resultado do Ajuste da Encomenda, o aluno pode fazer inclusões de disciplinas/turmas, bem como exclusões de disciplinas/turmas nas quais já está matriculado.

Período: das 08h de 02/03 às 18h de 05/03.
Resultado : a partir das 00h de 07/03.

Para acessar a documentação específica das fases de Ajuste, clique AQUI.

 

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O que é Ordenamento?

Como a UFRGS não usa um modelo seriado de curso, sendo permitido ao aluno escolher em quais disciplinas/turmas vai se matricular, é preciso um critério para a resolução de conflitos, quando há mais alunos interessados numa disciplina/turma do que vagas disponíveis. Daí surge a ordem de precedência entre os alunos, ou o Ordenamento de matrícula. Um determinado aluno, cuja ordem venha antes que outro seu colega, deve ter a preferência para obter matrícula numa turma na qual o seu colega também tenha manifestado interesse. Essa ordem é definida através de índices de desempenho dos alunos e está definida apenas entre alunos de um mesmo curso, ou seja, não existe, na UFRGS, um ordenamento geral entre os diversos cursos. No Ordenamento, os alunos são ordenados mediante a aplicação de sete índices, que, obedecendo a determinadas regras, concedem valores aos alunos.

As regras do Ordenamento vigente estão embasadas na Resolução nº 09/2003 do CEPE. Para acessá-la na íntegra, clique AQUI.

Para maiores informações sobre o Ordenamento e seus índices, acesse, dentro do Portal de Serviços, o menu TUTORIAIS >>GRADUAÇÃO >> Ordenamento de Matrícula.

 

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Como é garantido o Ordenamento?

Todas as regras do ordenamento vigente são aplicadas durante o processo de avaliação dos blocos (no período de Encomenda de Matrícula) e de efetivação de matrícula (durante todas as fases da matrícula).

 

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O que é matrícula extracurricular?

Matrícula Extracurricular é a matrícula em disciplinas de outros cursos/currículos. Essa matrícula é equivalente ao que se chamava Curso 2.

O aluno pode solicitar, no máximo, dois pedidos por semestre.

 

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Podem os pedidos de matrícula em disciplinas extracurriculares ser feitos pela Internet?

Sim. Para solicitá-las, deve-se seguir o mesmo caminho da matrícula já especificado em "Qual é o endereço e o caminho para realizar a matrícula?". Deve-se, no entando, clicar sobre a opção "Solicitação Extracurricular".

 

Período de solicitação: de 03/02 a 05/03 às 18h.

Obs.: O aluno pode solicitar, no máximo, dois pedidos por semestre.

Observe a seqüência de telas abaixo.

SOLICITAÇÃO EXTRACURRICULAR

EFETIVAÇÃO DO PEDIDO

 

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Como é a matrícula dos Calouros?

Munido da documentação exigida para fazer a sua matrícula, o calouro deve comparecer na Unidade de seu curso, no dia e horário indicados na página inicial da UFRGS (www.ufrgs.br).
O não comparecimento ou a não apresentação da documentação implica a perda da vaga.

1º Chamamento: Listão
Divulgação da Faixa de Horário aos Calouros: até 19/01.
Matrícula Presencial dos Calouros: 03 e 04/02.

2º Chamamento: 11/02 (divulgação na imprensa e no endereço eletrônico www.prograd.ufrgs.br).
Matrícula Presencial dos Calouros 2º Chamamento: 13/02 das 8h às 14h e 16/02 das 12h às 18h.

3º Chamamento: 28/02 (divulgação na imprensa, no mural do DECORDI e no endereço eletrônico www.prograd.ufrgs.br).
Matrícula Presencial dos Calouros 3 º Chamamento: 03/03.

Depois do 3º Chamamento, se ainda houver outro, será divulgado no dia 07/03, no endereço eletrônico www.prograd.ufrgs.br e no mural do DECORDI.


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Podem os Calouros solicitar matrícula extracurricular via Internet?

Sim. Caso o calouro queira se matricular em disciplinas de outro currículo, diferente do currículo em que está vinculado, poderá fazê-lo através do Portal de Serviços, no caminho já especificado no item "Podem os pedidos de matrícula em disciplinas extracurriculares ser feitos pela Internet?".

Obs.: O aluno pode solicitar, no máximo, dois pedidos por semestre.

 

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Como podem ser feitos pedidos de autorizações especiais (Quebra de Pré-requisito, Colisão de Horário e Adaptação Curricular)?

Em qualquer momento do processo de matrícula, o aluno pode solicitar autorizações especiais, dirigindo-se, para isso, às Comissões de Graduação (COMGRAD), onde podem solicitar autorização de quebra de pré-requisito, a qual permite a um aluno solicitar matrícula numa disciplina mesmo sem possuir os pré-requisitos curriculares exigidos; autorização de colisão de horário, que permite ao aluno cursar duas turmas que tenham horário comum; e adaptação curricular. A partir do momento em que a autorização é concedida, o aluno poderá realizar a solicitação que dela depender.

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Como é a matrícula daqueles que já são alunos de graduação, mas, através da aprovação no Vestibular, trocarão de curso?

O aluno deve, obrigatoriamente, comparecer à sua Matrícula de Calouros correspondente, no dia e horário indicados na página inicial da UFRGS (www.ufrgs.br). Caso este aluno / calouro não compareça, permanece com o vínculo no curso de graduação ao qual já estava vinculado, perdendo a vaga alcançada no Vestibular.

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Pode o aluno "provável formando" que foi reprovado realizar a matrícula pela Internet?

Sim. Ele deve efetivar a matrícula, para que possa concorrer às vagas junto com os demais veteranos.

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Podem os alunos em situação de Recusa ou de Jubilamento realizar a matrícula pela Internet?

Não. Alunos em processo de Recusa ou de Jubilamento devem comparecer no DECORDI.

 

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O que fazer para realizar a matrícula pela Internet, se o aluno não tiver computador em casa?

Ele deve procurar a Unidade de seu curso, ou dirijir-se à PROGRAD/DECORDI (Campus Centro).

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Como e quando o aluno pode obter seu Comprovante de Matrícula?

O Comprovante de Matrícula pode ser obtido a partir do momento em que o aluno se encontrar matriculado em alguma disciplina.
O Comprovante de Matrícula dos calouros 2009/01 do primeiro chamamento estará disponível antes dos demais alunos, porque estes são os primeiros a se matricular. O Comprovante de Matrícula dos veteranos estará disponível a partir de 00h de 17/02, quando é divulgado o resultado da Encomenda de Matrícula 2009/01. É importante que o aluno, primeiramente, não confunda o Comprovante de Matrícula com o Extrato de Encomenda de Matrícula, já que este último é apenas uma comprovação de que as disciplinas/turmas foram solicitadas ao sistema (sem garantia de efetivação dos pedidos), enquanto aquele comprova a matrícula, já efetivada no sistema. Além disso, esse Comprovante de Matrícula, gerado após a Encomenda de Matrícula, pode não ser definitivo, uma vez que o aluno pode querer excluir/incluir disciplinas/turmas nas fases de Ajuste.

 

Comprovante de Matrícula Autenticado: Este comprovante traz, na sua emissão, um número de autenticação virtual, o qual pode ser acessado, com uma validade de 30 (trinta) dias, por quem o recebe. Esse serviço veio a substituir o que antes era feito no DECORDI, onde se carimbava e se assinava o comprovante comum. O limite de emissão desse comprovante autenticado é de 1 (um) por dia.

Endereço e caminho para o acesso aos Comprovantes:

Dentro do Portal de Serviços, o caminho a ser seguido é: menu ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno >> Aluno >> Comprovante de Matrícula / Comprovante de Matrícula Autenticado. Veja, abaixo, as telas que percorrem este mesmo caminho.

 

SITE DA UFRGS

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COMPROVANTE DE MATRÍCULA AUTENTICADO

 

Uma outra forma de o aluno verificar em quais disciplinas está matriculado é a opção Atividades Correntes. Para acessá-la, siga o caminho: Portal de Serviços >> ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno >> Aluno >> Atividades Correntes. Observe as telas abaixo.

ATIVIDADES CORRENTES

 

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O que é "trancar" o curso?

"Trancar" o curso é o mesmo que se afastar dele. Ao aluno regular da UFRGS é permitido o trancamento por até 4 (quatro) semestres letivos regulares, podendo ser consecutivos ou alternados.

Caso o aluno deseje se afastar para a realização de estudos em outra Instituição, desejando aproveitar os conteúdos cursados no retorno à UFRGS, não é o caso de trancamento, mas de abertura de um processo de permissão de afastamento com este fito na Comgrad de seu curso.

O trancamento influencia o cálculo do ordenamento nos índices I3 e I4. Para outras informações sobre o Ordenamento, clique AQUI.
Além disso, não será permitido ao aluno afastado (trancado) o uso de serviços da UFRGS, tais como Restaurantes Universitários, Bibliotecas, Colônia de Férias, participação no sorteio para Fiscais do Concurso Vestibular (Fuargs), etc.

O retorno à situação de aluno ativo dar-se-á automaticamente no semestre seguinte ao término do trancamento, ou seja, é de responsabilidade do aluno estar atento ao período de trancamento que solicitou (quando inicia e quando termina o seu afastamento) e ao calendário acadêmico da UFRGS, para que não perca as datas de Encomenda de Matrícula e de seus Ajustes.

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Como "trancar" o curso?

É necassário acessar o Portal de Serviços >> ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. Para visualizar as telas desse caminho, clique AQUI.

Chegando em Informações do Aluno, deve-se clicar sobre o menu Matrícula >> Trancamento, conforme mostram as telas abaixo.

TRANCAMENTO

 

 

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Como fazer para ter direito a uma conta de e-mail @ufrgs?

Para obter essa e outras informações a respeito, deve-se acessar o endereço www.chasque.ufrgs.br no link Manual.

 

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Onde se encontra mais documentação a respeito da matrícula?

Dentro do Portal de Serviços, no menu TUTORIAIS >> GRADUAÇÃO >> Roteiro de Matrícula.

 

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Como resolver problemas com o sistema de matrícula e senha?

Na Central de Atendimento do CPD, através do fone: 3308-5333 (ou ramal 5333), ou do e-mail central@cpd.ufrgs.br, das 8h às 20h.

 

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Como obter informações adicionais sobre a matrícula?

Na Seção de Matrícula do DECORDI, através dos fones: 3308-4105 ou 3308-4106.

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O que é Encomenda de Matrícula?

A Encomenda de Matrícula corresponde à primeira fase da matrícula pela Internet. Nesse período, o aluno, a partir das suas possibilidade de matrícula e das disciplinas/turma oferecidas, realiza o pedido inicial de matrícula. Além disso, nela, o aluno monta uma solicitação de matrícula com planos de estudo alternativos para o semestre, denominados “blocos”. Cada bloco é formado por um conjunto de disciplinas/turmas que serão cursadas durante o semestre.

Período: da 00h de 11/02 às 18h de 16/02.
Resultado: a partir da 00h de 17/02.

 

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Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?

Primeiramente, deve-se acessar o site da UFRGS: www.ufrgs.br, clicando no link ALUNO. Depois de informar o usuário e a senha, o seguinte caminho deve ser seguido: ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. A partir de então, basta utilizar os menus. Confira a seqüência de tela abaixo.

 

SITE DA UFRGS

 

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PORTAL DE SERVIÇOS - ALUNO

ENCOMENDA DE MATRÍCULA

 

 

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Como realizar a Encomenda de Matrícula?

Para realizar a Encomenda de Matrícula, o aluno deve, antes, acessar o endereço e seguir o caminho descritos em "Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?".

Clicando sobre o menu Encomenda de Matrícula, a seguinte tela aparecerá:

O aluno deve, então, escolher as disciplinas em que deseja se matricular, selecionando uma turma por bloco, de modo que não haja colisões de horários.

Após o envio da Encomenda, a seguinte tela aparecerá, através da qual pode ser acessado o Estrato de Encomenda, documento que relaciona as disciplinas/turmas solicitadas.

 

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O que diferencia o período de Encomenda dos de Ajuste?

Na Encomenda de Matrícula, estão disponíveis números fixos de vagas em disciplinas/turmas. Nos Ajustes, além das vagas não preenchidas durante o período de Encomenda, podem estar disponíveis vagas remanescentes de exclusões e cancelamentos, além de ampliações de vagas feitas por Departamentos, ou seja, nestes períodos as vagas não são fixas.

 

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Quem pode realizar a Encomenda de Matrícula?

À exceção dos alunos em processo de Recusa ou de Jubilamento, todos os alunos ativos vinculados a um dos cursos de graduação da UFRGS podem realizar a Encomenda de Matrícula, inclusive Calouros que possam e queiram fazer matrícula em etapas mais adiantadas de seu currículo.

 

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Pode o aluno não participar da fase de Encomenda de Matrícula, indo diretamente às fases de Ajuste?

Não é recomendado. Ainda que o aluno tenha o direito de realizar seus pedidos nas fases de Ajustes, sem participar da etapa de Encomenda, recomenda-se, no entanto, que não proceda dessa forma, já que concorrerá apenas às vagas remanescentes das etapas anteriores.

 

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O que é um bloco na fase de Encomenda de Matrícula?

Um bloco é uma combinação de disciplinas/turmas, que será considerada como um plano de estudo do aluno para o próximo semestre.

 

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Quantos blocos podem ser solicitados na Encomenda de Matrícula?

O aluno poderá solicitar quantos blocos quiser, contendo quantas combinações de disciplinas/turmas forem possíveis e convenientes dentro de suas possibilidades, sem colisão de horário entre elas.

 

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O que faz o sistema em relação à colisão de horários entre as diciplinas solicitadas na Encomenda de Matrícula?

Durante todo processo de Matrícula, é verificada a colisão de horário em disciplinas/turmas encaminhadas em cada bloco. O sistema não deixa que sejam encaminhados blocos que contenham colisão de horário. Caso o aluno queira solicitar algum pedido de colisão, deve fazê-lo, de preferência, antes do processo de Encomenda, diretamente em sua Comgrad. Se ele for aceito, a encomenda estará alterada: o sistema permitirá que seja enviado o bloco com a(s) colisão(ões) previamente autorizada(s).

Para auxiliar o aluno na construção de um plano de estudos para o semestre, é disponibilizada, no link Grade de Horários, uma ferramenta de simulações que, baseada nas possibilidades de matrícula do aluno, sugere possibilidades de horários sem conflito. Para acessar essa ferramenta, o aluno deve, primeiro, acessar o Portal de Serviços (conforme caminho descrito no item "Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?"), seguindo o caminho ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. Depois, basta utilizar os menus, como mostra a seqüência de telas.

GRADE DE HORÁRIOS

ENTÃO, O ALUNO DEVE ESCOLHER UM GRUPO DE MATRÍCULA

DEPOIS DISSO, O ALUNO DEVE SELECIONAR AS ATIVIDADES DE ENSINO QUE DESEJA PÔR EM SUA GRADE DE HORÁRIO

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O que é importante na elaboração do bloco de matrícula?

O aluno deve priorizar as disciplinas da sua seriação no curso (a etapa em que se encontra no I1 do Ordenamento) e privilegiar as disciplinas obrigatórias das suas possibilidades, evitando colisão de horário entre as disciplinas/turmas do mesmo bloco.

 

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Pode o aluno solicitar vaga para turmas no mesmo horário de uma mesma disciplina?

Sim. Mantendo marcada, no bloco de matrícula, ao lado da opção de turma escolhida, a opção Turmas Mesmo Horário. Se não houver vaga na turma solicitada, o sistema assume, como padrão, a solicitação de uma vaga em outra turma da disciplina, no mesmo horário e no mesmo Campus. Caso esta não seja uma opção desejada, basta desativar a marca Turmas Mesmo Horário, clicando com o mouse sobre a opção.

 

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Pode o aluno encomendar disciplinas/turmas sem horário definido?

Sim. Nesse caso, são consideradas turmas de mesmo horário apenas aquelas que, sendo referentes à mesma disciplina, também não possuam horário definido.

 

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Como são avaliadas as Encomendas de Matrícula?

O processamento das solicitações é realizado por curso, seguindo o ordenamento de matrícula do aluno. Assim, quando chega o momento de processar a solicitação de um aluno, está garantido que já foram processadas as solicitações de seus colegas mais bem colocados no ordenamento. Considerando então este quadro de vagas, é verificado para quais disciplinas/turmas há vaga e definido como bloco escolhido aquele que for mais bem atendido. A definição do melhor bloco está relacionada ao atendimento da seriação aconselhada, à carga horária matriculada e ao caráter obrigatório ou eletivo das disciplinas do bloco.

Os blocos de horários solicitados pelos alunos na página da Encomenda de Matrícula são avaliados de forma independente da ordem do bloco. Cada bloco é uma solicitação diferente. Entre esses blocos, é considerado aquele que melhor atender às seguintes regras, respectivamente:

  1. Maior número de disciplinas obrigatórias possíveis de serem atendidas da etapa em que os alunos se encontram*;
  2. Maior número de créditos obrigatórios possíveis de serem atendidos da etapa em que os alunos se encontram*;
  3. Maior número de disciplinas obrigatórias possíveis de serem atendidas no bloco;
  4. Maior número de créditos obrigatórios possíveis de serem atendidos no bloco;
  5. Maior número de créditos possíveis de serem atendidos no bloco;
  6. Ordem de precedência dos blocos (1, 2, 3, ...)

Do bloco escolhido, nas disciplinas/turmas nas quais há vaga, o aluno é imediatamente matriculado, e, para aquelas em que não houver vaga, são gerados pedidos individuais, que ficam pendentes, aguardando ampliação ou remanejamento de vagas (já na fase de Ajuste da Encomenda). Isso quer dizer que o sistema insiste, automaticamente, naqueles pedidos não atendidos.

*A etapa em que os alunos se encontram está expressa no I1 do Ordenamento.

 

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Podem os pedidos de Encomenda de Matrícula ser modificados após seu encaminhamento?

Sim. Até o prazo final, o aluno pode alterar sua Encomenda quantas vezes desejar. O sistema processará apenas o último envio.

 

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Como pode ser obtido o comprovante de solicitação?

O comprovante de que a Encomenda de Matrícula foi realizada chama-se Extrato de Solicitação. Nele, estão contidas as disciplinas e as respectivas turmas solicitadas, não valendo, no entanto, como Comprovante de Matrícula.

Para acessar o Extrato de Solicitação, o aluno deve acessar o Portal de Serviços (conforme caminho descrito no item "Qual é o endereço e o caminho para realizar a Encomenda de Matrícula?"), seguindo o caminho ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. Depois, basta utilizar os menus, como mostra a tela a seguir.

EXTRATO DE SOLICITAÇÃO

EXEMPLO DE EXTRATO

 

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Como e quando o aluno fica sabendo do resultado de sua Encomenda?

O resultado da Encomenda de Matrícula estará disponível a partir da 00h de 17/02.

Para saber o resultado, o aluno deve acessar o seu Portal de Serviços e realizar o mesmo caminho descrito em "Como pode ser obtido o comprovante de solicitação?".

 

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Pode o aluno modificar o resultado de sua Encomenda de Matrícula?

Pode. Para isso, deve realizar as outras etapas da matrícula: O Ajuste da Encomenda e a Matrícula de Ajuste.

 

Para acessar a documentação específica das fases de Ajuste, clique AQUI.

 

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O que muda da Encomenda de Matrícula para os Ajustes?

Nos Ajustes, por serem etapas previstas como complementação que os alunos podem fazer na sua matrícula, a solicitação do aluno não se dá mais através de blocos, mas sim de pedidos simples, em que cada disciplina/turma solicitada é analisada posteriormente quanto à disponibilidade de vagas, ao contrário do que ocorre na efetivação da Encomenda de Matrícula.

Na Encomenda de Matrícula, estão disponíveis números fixos de vagas em disciplinas/turmas. Nos Ajustes, além das vagas não preenchidas durante o período de Encomenda, podem estar disponíveis vagas remanescentes de exclusões e cancelamentos, além de ampliações de vagas feitas por Departamentos, ou seja, nestes períodos as vagas não são fixas.
A partir dos Ajustes temos a possibilidade de matrícula em outras Comissões de Graduação, pois as vagas que restam são redistribuídas (Ex.: departamentos que atendem a vários cursos dentro da universidade: depto. de Física, Depto. de Matemática, FACED, etc.).

 

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O que é Ajuste da Encomenda?

É o período que se segue ao de Encomenda de Matrícula. O Ajuste da Encomenda compreende o período de 17 (às 00h) 18/02 (às 18h).

A partir do resultado da Encomenda de Matrícula, o aluno, nesse período, pode solicitar:

Ao não ser contemplado com determinada disciplina/turma na Encomenda de Matrícula, ainda que o aluno não insista em sua solicitação, o sistema o faz automaticamente, mesmo porque podem algumas vagas voltarem livres ao sistema (exclusões) ou os Departamentos criarem novas vagas e, até mesmo, novas turmas. Os pedidos são feitos, no entanto, buscando vagas nas disciplinas/turmas não atendidas do bloco de matrícula escolhido pelo sistema, divulgado no resultado de Encomenda de Matrícula. Isto é: se o aluno solicitou mais de um bloco, o sistema permanece tentando vaga nas disciplinas/turmas de apenas um deles, daquele que foi escolhido, conforme as regras.

Acesse as regas AQUI.

 

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O que é Ajuste de Matrícula?

É o período que se segue ao de Ajuste da Encomenda. O Ajuste de Matrícula compreende o período de 02 (às 08h) a 05/03 (às 18h).

Esse período corresponde ao que se chama 2ª fase da matrícula, também chamado Matrícula de Ajuste. Nessa fase, o aluno ainda pode solicitar:

 

É importante, no entanto, não confundir esta fase com a fase de Ajuste que a precede, já que, naquela, o sistema insiste automaticamente nas vagas solicitadas no perído de Encomenda de Matrícula. Nesta fase de Ajuste de Matrícula, caso o aluno ainda não tenha sido contemplado em tudo o que deseja cursar, deve, ele mesmo, fazer as solicitações.

 

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O que diferencia esses dois Ajustes?

As diferenças entre os dois períodos de Ajustes são poucas. Pode-se dizer que uma delas reside no número de vagas remanescentes. Como o Ajuste da Encomenda ocorre antes do Ajuste de Matrícula, é provável que nele sejam maiores as chances de se obter a vaga. Além disso, no Ajuste da Encomenda, o sistema insiste, automaticamente, nas opções de disciplinas/turmas enviadas pelo aluno na Encomenda; já no Ajuste de Matrícula, o sistema não o faz, considerando o aluno matriculado naquelas disciplinas para as quais obteve vaga até o final do Ajuste da Encomenda. Caso o aluno ainda queira insistir no pedido de alguma turma/disciplina, deve fazê-lo através do sistema de matrícula.

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Qual é o endereço e o caminho para realizar os Ajustes?

Primeiramente, deve-se acessar o site da UFRGS: www.ufrgs.br, clicando no link ALUNO. Depois de informar o usuário e a senha, o seguinte caminho deve ser seguido: ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. A partir de então, basta utilizar os menus. Confira a seqüência de tela abaixo.

SITE DA UFRGS

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PORTAL DE SERVIÇOS - ALUNO

AJUSTE DA ENCOMENDA E AJUSTE DE MATRÍCULA

 

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Como realizar os Ajustes?

Para realizar os Ajustes, o aluno deve, antes, acessar o endereço e seguir o caminho descrito em "Qual é o endereço e o caminho para realizar os Ajustes?".

Clicando sobre o menu Ajuste da Encomenda, a seguinte tela aparecerá:

Depois de enviado o pedido, é possível realizar um Novo Pedido, Alterar Ordem de atendimento dos mesmos ou Excluir Pedidos. Observe a tela a seguir.

 

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Como funciona a ferramenta "Restrições de Atendimento"?

As Restrições de Atendimento são uma ferramenta que a UFRGS disponibiliza aos alunos, para que tenham maior controle sobre a sua matrícula. Esta ferramenta está disponível nos períodos de Ajuste da Encomenda e Ajuste de Matrícula.

Uma Restrição de Atendimento é um limite no número de disciplinas atendidas dentre um determinado grupo de pedidos do aluno. Um exemplo simples de uso dessa ferramenta se apresenta no seguinte cenário: imagine que um determinado aluno tenha a possibilidade de escolher entre 10 disciplinas para fazer pedidos de matrícula, mas todas as turmas disponíveis dessas disciplinas possuem poucas vagas e as vagas disponíveis para o seu grupo de matrícula já se esgotaram. Sua chance de obter vaga em cada uma das turmas, individualmente, não é, portanto, expressiva. Digamos, também, que esse aluno possui horário disponível para cursar apenas 3 disciplinas entre as 10 que está solicitando. Se pedir somente 3 disciplinas, corre o risco de não ganhar nenhuma. Por outro lado, se pedir as 10, corre o risco de ganhar todas as 10 (desde que seus horários não colidam entre si), e o aluno fica em um dilema sobre quais pedidos efetuar de fato. A Restrição serve para que o aluno possa pedir as 10 disciplinas, informando ao sistema que quer, no máximo, 3 disciplinas das 10 que pediu.

Para conseguir realizar uma restrição, é necessário que haja ao menos dois pedidos em disciplinas diferentes. Se forem dois pedidos para uma mesma disciplina, porém em turmas diferentes, o sistema não liberará a possibilidade de restrição, uma vez que não há o que restringir (o sistema não matricula um aluno em duas turmas de uma mesma disciplina).

Veja, abaixo, a ferramenta através das telas.

 

 

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Como o sistema trata a colisão de horários nos períodos de Ajuste?

O sistema continua não aceitando solicitações com colisão. Caso o aluno queira solicitar algum pedido de colisão, deve fazê-lo, de preferência, antes do término do período de Ajuste, diretamente em sua Comgrad. Se ele for aceito o sistema permitirá que seja enviada a solicitação com a(s) colisão(ões) previamente autorizada(s).

Para saber como o aluno deve proceder durante os Ajustes, caso as novas inclusões colidam com as disciplinas/turmas nas quais já se encontra matriculado, clique AQUI.

 

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Como pode o aluno trocar de turma, quando a matrícula já está efetivada?

O aluno deve fazer o procedimento de substituição: solicitar a exclusão de uma turma na qual já está matriculado, condicionada à efetivação da inclusão de uma outra turma. Para mais informações a respeito do procedimento de substituição, clique AQUI.

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O que fazer, se o aluno não puder cursar uma disciplina na qual está matriculado?

Há dois procedimentos para a exclusão de disciplinas nas quais o aluno já está matriculado:

SUBSTITUIÇÃO: quando o aluno não cursará, mas solicitará uma outra disciplina/turma. Esta exclusão só se efetivará se o aluno for contemplado na inclusão; caso contrário, ele permanecerá matriculado nas disciplinas/turmas com as quais foi contemplado no resultado na Encomenda de Matrícula. O processo de exclusão não implica prejuízo no ordenamento do aluno, ainda que ele exclua, por exemplo, duas disciplinas e inclua apenas uma. Isto é, não é necessário que haja equivalência em número de disciplinas, em número de créditos, ou que os mesmos horários excluídos sejam preenchidos. Esta vaga é reaproveitada por outro aluno.

CANCELAMENTO: quando o aluno não cursará e também não solicitará outra disciplina/turma. Esse processo implica prejuízos no próximo ordenamento do aluno (conforme Resolução 09/2003, do CEPE:
http://www.ufrgs.br/cepe). Ao contrário do procedimento de substituição, no qual a exclusão está condicionada à efetivação da matrícula na disciplinas/turma durante os procedimentos de ajuste, o cancelamento é automático.

 

Para saber onde se pode realizar o Cancelamento, clique AQUI.


Nos links abaixo, encontram-se exemplos de situações típicas, quanto aos processos acima descritos.

 

 

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Como são avaliados os pedidos realizados nos períodos de Ajuste?

Nos Ajustes, a solicitação do aluno não se dá mais através de blocos, mas sim de pedidos simples. Cada disciplina/turma solicitada é posteriormente analisada, individualmente, quanto à disponibilidade de vagas, ao contrário do que ocorre na efetivação da Encomenda de Matrícula, em que é realizada uma avaliação mais ampla, combinando diversas disciplinas/turmas. Isso pode ser feito nos Ajustes, pois são etapas previstas apenas como uma complementação que os alunos podem fazer na sua matrícula.

A partir do que é solicitado pelos alunos de um mesmo grupo de matrícula, entram em ação as secretarias e os departamentos, que analisam os pedidos que continuam pendentes, e avaliam as vagas surgidas das exclusões e do remanejamento de vagas entre os cursos, fazendo, conforme a necessidade e as possibilidades, as ampliações de vagas. Podem ser criadas, por exemplo, novas turmas, que absorvem o excesso de demanda de turmas que forem de seu mesmo horário e campus.

Dentro desse quadro, contam o Ordenamento de matrícula do aluno e a utilização da ferramenta "RESTRIÇÕES DE ATENDIMENTOS ".

 

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Podem os pedidos ser modificados após seu encaminhamento?

Sim. Até o prazo final, o aluno pode alterar sua Encomenda quantas vezes desejar. O sistema processará apenas o último envio.

 

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Como pode ser obtido o comprovante de solicitação?

O comprovante de que os Ajustes foram realizados chama-se Extrato de Solicitação. Nele, estão contidas as disciplinas e as respectivas turmas solicitadas, não valendo, no entanto, como Comprovante de Matrícula.

Para acessar o Extrato de Solicitação, o aluno deve acessar o Portal de Serviços (conforme caminho descrito no item "Qual é o endereço e o caminho para realizar os Ajustes?"), seguindo o caminho ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. Depois, basta utilizar os menus, como mostra a tela a seguir.

 

 

 

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Como e quando o aluno fica sabendo dos resultados?

O resultado do Ajuste da Encomenda estará disponível a partir da 00h de 27/02.

O resultado do Ajuste de Matrícula estará disponível a partir das 00h de 07/03.

Para saber o resultado, o aluno deve acessar o seu Portal de Serviços e realizar o mesmo caminho descrito em "Como pode ser obtido o comprovante?".

 

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Cancelamento

Para realizar o cancelamento, o aluno deve, antes, acessar o Portal de Serviços e seguir o caminho: menu ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno. Depois, basta utilizar os menus, como mostra a tela a seguir:

CANCELAMENTO

 

 

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Excluindo uma disciplina/turma e incluindo outra(s) 

Suponhamos que o aluno tenha sido contemplado com as disciplinas que solicitara na Encomenda da Matrícula. Ele não poderá, no entanto, cursar alguma das disciplinas. Para que a substituição possa ser feita, é necessário que seja feita a inclusão de uma outra disciplina/turma. A exclusão só se efetivará se o aluno for contemplado na disciplina que solicitou no Ajuste. O aluno pode, também, solicitar cancelamento dessa disciplina, o que é automático, mas implica, entretanto, prejuízo em seu próximo ordenamento.

 

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Excluindo mais de uma disciplina/turma e incluindo outra(s) 

Suponhamos que o aluno tenha solicitado na Encomenda de Matrícula as disciplinas Psicologia da Educação (turma A, terça-feira das 8:30 às 10:10) e Sociologia da Educação (turma B, terça-feira das 10:30 às 12:10). No resultado, foi contemplado apenas com Psicologia da Educação, sendo estas mesmas disciplinas também oferecidas em outras turmas, no turno da tarde. Para melhor comodidade, o aluno desejaria fazer as duas disciplinas no mesmo turno. As soluções seriam as seguintes:

  1. Permanecer cursando as disciplinas no turno da manhã, insistindo na solicitação da turma B de Sociologia da Educação (ou em turmas no mesmo horário);
  2. Cursar as disciplinas no turno da tarde. Para isso, seria necessário fazer uma matrícula substitutiva e um pedido de inclusão:
    1. Excluir a turma A de Psicologia da Educação;
    2. Incluir a disciplina Psicologia da Educação em outra turma com horário diferente (por exemplo, turma D, terça-feira das 13:30 às 15:10);
    3. Fazer outro pedido, incluindo a disciplina Sociologia da Educação em outra turma com horário diferente (por exemplo, turma D, terça-feira das 15:30 às 17:10).

 

Obs.: Para que haja a exclusão, é necessário que a inclusão da matrícula substitutiva seja efetivada. Por esse motivo, é possível que se exclua a turma A de Psicologia da Educação, mas se consiga apenas uma das disciplinas que se quer incluir. Há risco de o aluno permanecer matriculado apenas em uma das disciplinas, dessa vez no turno da tarde. Para que o procedimento seja feito com maior segurança e condiga com o desejado, é interessante que o aluno avalie se é um candidato em potencial à vaga, baseado no número de vagas que a turma oferece e no seu ordenamento.

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Incluindo disciplinas que acarratarão em colisão de horário

Envolvendo duas disciplinas:

Suponhamos que o aluno queira incluir a disciplina Estudos Pessoanos (turma U, terça-feira das 13:30 às 16:50), que colidiria com a disciplina Literatura Comparada (turma C, terça-feira das 13:30 às 16:50), com a qual já fora contemplado na Encomenda de Matrícula. A solução seria a seguinte:

  1. Realizar uma matrícula substitutiva, excluindo a turma C de Literatura Comparada (caso contrário, haveria colisão e o sistema não deixaria este pedido se processar);
  2. Incluir a turma U de Estudos Pessoanos;
  3. Incluir a disciplina Literatura Comparada em outra turma com horário diferente.

Obs.: Para que haja a exclusão, é necessário que a inclusão da matrícula substitutiva seja efetivada. Por esse motivo, é possível que se exclua a turma C de Literatura Comparada, mas se consiga apenas uma das inclusões solicitadas. Há risco de o aluno permanecer matriculado apenas em uma das disciplinas. Para que o procedimento seja feito com maior segurança e condiga com o desejado, é interessante que o aluno avalie se é um candidato em potencial à vaga, baseado no número de vagas que a turma oferece e no seu ordenamento.

 

Envolvendo três disciplinas:

Suponhamos que o aluno tenha solicitado na Encomenda de Matrícula as disciplinas de Psicologia da Educação (turma A, terça-feira das 8:30 às 10:10), Sociologia da Educação (turma B, terça-feira das 10:30 às 12:10) e Conceitos Básicos de Lingüística (turma B, quinta-feira, das 7:30 às 10:50). No resultado, foi contemplado apenas com as duas primeiras disciplinas listadas. Sua única opção para cursar Conceitos Básicos de Lingüística seria na turma A, na terça-feira das 7:30 às 10:50. Para que o aluno insistisse na possibilidade de matrícula nas três disciplinas, as soluções seriam as seguintes:

  1. Insistir na solicitação da turma B de Conceitos Básicos de Lingüística;
  2. Montar uma nova grade. Para isso, seria necessário realizar uma matrícula substitutiva e um pedido de inclusão:
    1. Excluir as turmas A de Psicologia da Educação e B de Sociologia da Educação (caso contrário, haveria colisão e o sistema não deixaria este pedido se processar);
    2. Incluir a turma A de Conceitos Básicos de Lingüística;
    3. Incluir a disciplina de Psicologia da Educação em uma turma com outro horário;
    4. Incluir a disciplina de Sociologia de Educação em uma turma com outro horário.
Obs.: Para que haja as duas exclusões acima descritas, é necessário que a inclusão da matrícula substitutiva seja efetivada. Por esse motivo, é possível que se excluam as turmas A de Psicologia da Educação e B de Sociologia da Educação, mas se consiga apenas uma das inclusões solicitadas. Há risco de o aluno, ao final do processo, ficar matriculado apenas em uma das disciplinas. Para que o procedimento seja feito com maior segurança e condiga com o desejado, é interessante que o aluno avalie se é um candidato em potencial à vaga, baseado no número de vagas que a turma oferece e no seu ordenamento.

 

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